Presence

É importante analisar as novas soluções e contar com parceiros com ampla experiência de mercado para aplicar tais inovações tecnológicas.

Suas lojas terão uma performance superior com estas tecnologias!

Todos sabemos que o varejo é um setor que demanda constante inovação. Desta forma, ele acaba se tornando um cenário constantemente moldado pelas mudanças nos hábitos de consumo e pelas inovações tecnológicas. No cenário atual, as soluções tecnológicas desempenham um papel crucial na sobrevivência e no sucesso das lojas próprias e franquias em todo o Brasil. 

Assim, produzimos este artigo para explorar com mais detalhamento a importância da tecnologia para as empresas do varejo nacional, destacando como as inovações estão revolucionando a experiência do cliente, otimizando as operações e impulsionando o crescimento. Boa leitura!

A sua marca já sentiu a revolução tecnológica do varejo?

A revolução digital tem impactado todas as áreas do setor, desde a maneira como os produtos são vendidos até a forma como as lojas se comunicam com os clientes. Desta maneira, é importante sempre poder contar com parceiros com ampla experiência de mercado para não somente aplicar novas tecnologias, mas também, analisar as soluções que efetivamente transformarão a operação das suas lojas próprias ou franquias. Veja abaixo mais detalhes.

Antes disso, vale destacar a importância de ler o artigo “O futuro das lojas físicas está comprometido?” para complementar o entendimento sobre o futuro do segmento varejista no mercado nacional. Confira!

É possível oferecer uma experiência ao cliente final do futuro nos tempos atuais!

Uma das maneiras mais visíveis pelas quais a tecnologia tem aprimorado as lojas de varejo é por meio da melhoria da experiência do cliente. Hoje, os consumidores esperam uma experiência de compra online e offline perfeitamente integrada. Isso inclui a capacidade de verificar a disponibilidade de produtos online, fazer pedidos para entrega em domicílio ou retirada na loja mais próxima da sua localidade, e receber recomendações de produtos personalizadas com base em seus históricos de compra.

Vale ressaltar que para estruturar tais processos modernos de interação com os clientes finais da sua marca, é fundamental contar com um ERP que faça a gestão estratégica das suas lojas próprias ou franquias por conta da alta capacidade analítica garantida pela solução, somada às automações fundamentais para a melhor operação da cadeia de suprimentos da sua marca.

O olhar ao cliente final deve ser atento em todas as fases de interação dele com a sua marca!

As soluções tecnológicas voltadas ao varejo permitem que as empresas do segmento coletem dados valiosos sobre o comportamento do cliente final durante toda a sua jornada de interação com a marca. Entretanto, para que este cenário seja materializado, é fundamental poder contar com a poderosa união entre o ERP totalmente adaptado à operação varejista somado ao PDV de fácil utilização, direcionado para captar (e oferecer) apenas o que é estratégico para personalizar a jornada dos clientes finais

Isso abre caminho para uma aproximação fundamental da marca com os clientes, ponto este que apoia os produtos a se tornarem “Top of Mind” para o principal público para sua empresa! Isto, caso a análise de dados estratégicos forem tomados como prioridade, visando aprimorar a segmentação dos clientes com base em suas preferências, histórico de compras e comportamento de navegação.

A personalização vai além de simples recomendações de produtos. As lojas podem enviar ofertas exclusivas, descontos personalizados e até mesmo comunicações direcionadas por meio de aplicativos móveis, e-mails e mensagens de texto. Isso cria uma conexão mais profunda entre as lojas e os clientes, aumentando a fidelização e o valor vitalício do cliente.

Tão importante quanto o cliente é a forma que o estoque e logística é pensado e operacionalizado!

Outro aspecto fundamental da tecnologia no varejo é a otimização de estoque e logística. Soluções avançadas de gestão de estoque ajudam as lojas a manter os produtos em estoque, minimizar o excesso de estoque, fortalecer a omnicanalidade e reduzir custos operacionais. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também garante que os produtos estejam disponíveis quando os clientes desejam comprá-los.

Veja mais detalhes sobre as tendências tecnológicas no varejo brasileiro!

A tecnologia no varejo nacional continua a evoluir rapidamente, com várias tendências que estão moldando o setor. Aqui estão algumas das tendências mais relevantes:

E-commerces ganham cada vez mais protagonismo no incremento das vendas das lojas físicas!

O comércio online segue em franco crescimento no cenário nacional, entretanto, atualmente a principal tendência é utilizar a modalidade de compra para assegurar uma experiência superior aos clientes finais, e além disso, melhorar os processos de gestão de estoque, minimizando os custos logísticos ao utilizar todas as lojas próprias ou franquias como potenciais CDs

As lojas físicas estão cada vez mais se adaptando a essa tendência, criando suas próprias plataformas de comércio eletrônico, expandindo sua presença digital, e criando modelos híbridos de interação com os públicos de interesse.

A experiência de compra em ambiente físico será diferente no futuro.

Seguindo dentro da premissa de personalização da experiência do cliente nas interações com marcas de lojas próprias e franquias, diversos aspectos impactam diretamente a performance das empresas varejistas, como citado anteriormente neste artigo. Entretanto, algo importante que deve ser levado igualmente em consideração é a jornada de compra do cliente final no ambiente físico da loja.

Pensando nisso, existem diversos mecanismos que aprimoram a experiência do consumidor, evitando diversos atritos que possam gerar desconforto, agilizando o processo de venda, e principalmente, proporcionado ao time de vendas mais tempo para poder gerar uma experiência superior de compra.

Inteligência Artificial e Chatbots ganhando mais espaço!

A inteligência artificial desempenha um papel importante no atendimento ao cliente, com chatbots e assistentes virtuais sendo utilizados para responder a perguntas, fornecer informações sobre produtos e auxiliar os clientes em suas compras. Isso permite um atendimento 24/7 e a automação de tarefas repetitivas. Pensando nisso, também publicamos o artigo “O futuro do mercado do varejo” com objetivo de complementar este tópico. Não perca a chance de ler o material!

Tão importante quanto ter as tecnologias, é contar com parceiros que pensem as estratégicas junto com você!

A tecnologia desempenha um papel fundamental no varejo nacional, transformando a maneira como as lojas interagem com os clientes, gerenciam operações e impulsionam o crescimento. A revolução digital está em andamento, e as lojas que abraçam a tecnologia têm a oportunidade de prosperar em um ambiente de varejo em constante evolução.

À medida que as tendências tecnológicas continuam a moldar o varejo brasileiro, é crucial que as lojas estejam amparadas com parceiros experientes que sempre buscam inovar em suas soluções para garantir a melhor experiência não somente para a sua marca, mas também, para os seus clientes finais

Aqueles que contam com a união perfeita entre tecnologia e parceiros fortes do varejo estarão bem posicionados para prosperar no cenário de varejo do futuro.

Converse com a Presence para podermos entender com mais detalhes qual é o momento das suas lojas e como a tecnologia pode impulsionar os resultados da sua marca!

Nosso time de especialistas respira este, e muitos outros temas fundamentais para o varejo que certamente apoiarão a sua marca a ganhar cada vez mais força dentro do segmento varejista!
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