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O futuro das lojas físicas está comprometido?

O futuro das lojas físicas está comprometido?

O comércio digital (e-commerce) tem se tornado cada vez mais difundido em múltiplos mercados pelo mundo a fora. Comprar pela internet se tornou cada vez mais acessível e prático para os consumidores, e isto não é mais nenhum segredo, no entanto é necessário reconhecer que as lojas físicas têm grande impacto econômico na sociedade e estão longe de desaparecer.

A agilidade da compra online e o conforto da compra presencial!

O maior benefício das lojas físicas é a facilidade de provar antes de comprar. Os clientes podem ver, tocar e experimentar os produtos antes de levar para casa. As lojas físicas oferecem uma oportunidade especial de ter contato direto com seu produto, ou serviço de preferência, além de poder contar com o apoio direto de um profissional, numa interação humanizada, algo que é mais confortável diante da perspectiva do consumidor. A interação com os vendedores e funcionários da loja permite que os clientes obtenham informações diretas, conselhos e sugestões, o que torna a experiência de compra mais satisfatória.

Por outro lado, o e-commerce pode ser extremamente conveniente para os consumidores. Comprar online significa que os clientes têm acesso a uma ampla variedade de produtos a qualquer momento do dia, onde quer que estejam. Os compradores também conseguem ter maior poder de análise ao comparar preços, condições de pagamento e ofertas especiais que não necessariamente estão disponíveis nas lojas físicas.

Embora o comércio eletrônico seja uma tendência crescente e ofereça uma experiência de compra ágil, as lojas físicas não perderam sua importância. Não há substituto (ainda) para o contato humano de lojas físicas, bem como a facilidade de experimentar e levar os produtos para casa imediatamente. O comércio digital não necessariamente é um concorrente direto das lojas físicas, aliás, eles podem ser muito mais íntimos e parceiros do que seu comércio pode imaginar.

Omnichannel: o melhor da venda presencial com a agilidade do online para potencializar os seus resultados!

Em 2023, o Omnichannel, ou “omnicanalidade”, tem conquistado cada vez mais espaço em diversos mercados desde o cenário pós pandêmico. Segundo uma pesquisa do segmento, 83% dos consumidores afirmaram preferir que as lojas físicas e online estejam integradas. Ou seja, trabalhando adequadamente o seu negócio, é completamente viável suportar a demanda do futuro e atender seus clientes com a qualidade do atendimento presencial, e ser flexível a ponto de estar com eles quando não for possível ter o seu fiel consumidor dentro do estabelecimento físico da sua loja.

Como entender facilmente o que é omnicanalidade?

É fácil pegar a alma do negócio! Este termo é usado para tratar da integração de todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa, fazendo a união do ambiente físico com o digital. Como dito anteriormente, é uma tradução direta da palavra em inglês “omnichannel”, ou seja, “todos os canais”.

Pensar em omnicalidade é pensar diretamente numa experiência consistente e unificada para o cliente ao longo de toda a jornada de compra, o que desafia de imediato a gestão do comércio a estruturar uma trilha que não tenha atritos e garanta versatilidade para que o cliente se beneficie do melhor de ambos os mundos.

Como posso implantar uma estratégica omnicanal (omnichannel) nas minhas lojas?

Falar desta evolução do modelo de venda de um comércio passa diretamente por repensar a trilha de comercial existente, como citado anteriormente, e estruturar todos os pilares do seu negócio para suportar essa realidade nova para a vida dos seus clientes.

Outro ponto importante é pensar em todo processo exclusivamente do ponto de vista do consumidor, evitar pegar atalhos no planejamento, e esgotar todos os testes possíveis para que seus ambientes fiquem totalmente integrados e otimizados para alcançar a tão desejada omnicanalidade total!

E não se esqueça de um ponto que pode gerar problemas para suas lojas num futuro próximo, é fundamental contar com parceiros que tenham soluções de ERP, PDV, estoque para amparar a sua estratégia. Este ponto de vista não necessariamente é um consenso no mercado e contar com parceiros que tem essa visão de futuro, e estão preparados para estruturar este novo salto de operação, faz toda a diferença!

Caso queira bater um papo conosco para entender quais caminhos podem ser mais benéficos para suas lojas, basta clicar aqui para conversar conosco. Nosso time de especialistas respira o tema muito antes de se tornar tendência de mercado, e podemos apoiar o seu negócio a se desenvolver muito mais!
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