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As 9 melhores soluções de 2023 para aumentar a quantidade de clientes em sua loja física!

As 9 melhores soluções de 2023 para aumentar a quantidade de clientes em sua loja física!

No dia-a-dia da Presence, por conta do nosso time de atendimento proativo e próximo aos nossos clientes, nos deparamos constantemente com dores comuns do setor varejista relacionado a atração de consumidores para a sua loja e-commerce ou física. Afinal de contas, também trabalhamos aqui para apoiar nossos clientes e aumentar sua base de relacionamento e incrementar as vendas!

E por conta deste cenário, pensamos em produzir este artigo visando levantar as principais dicas de ouro para garantir a sua loja sempre cheia de potenciais clientes, e o seu e-commerce com números impactantes de tráfego e conversão comercial.

Desta forma, confira o conteúdo abaixo e veja quais são as regras de ouro para aumentar o fluxo de vendas para sua loja, franquia, ou e-commerce. Boa leitura!

1. Você consegue responder em 5 segundos qual é o tipo ideal de cliente da sua loja?

A pergunta pode parecer uma pegadinha, mas não é. Tão importante quanto cuidar com atenção de todos os aspectos da sua loja, é saber com facilidade qual, ou quais, são os principais perfis de clientes que consomem o seu produto. Importante: não estamos necessariamente falando do cliente que você gostaria de ter para sua loja ou franquia, mas sim, aquele que de fato se relaciona com sua marca e incrementa os resultados financeiros! Faça um teste, se você tem claro quem são essas pessoas, pergunte aos colegas para medir o quão alinhados todos estão. Pode ter certeza que se não houver um trabalho claro e objetivo para definir para todos qual, ou quais, é este perfil, surgirão dúvidas e opiniões distintas.

Um dos métodos mais fáceis e ágeis para manter todos da sua loja, ou franquia, devidamente alinhados é a definição de uma “Persona” — personagem fictício que representa o consumidor da sua loja  — e para isso, você pode usar ferramentas gratuitas para definir esta(s) persona(s), exportar o material, e dividir com todos tal informação. Veja aqui uma sugestão da Presence para que você possa construir este documento: clique aqui!

Para produzir este material, é fundamental olhar para aspectos importantes como: características gerais do público, é importante estabelecer também comportamentos, sonhos e desafios pessoais, profissionais, entre outros detalhes.

Este material é importante para sua loja ou franquia pois garante uma padronização de público-alvo, e desta forma, você consegue atingir seu cliente ideal de diferentes maneiras, seja em campanhas de atração de pessoas para sua loja, ou franquia, física. Ou até mesmo para aumentar o tráfego do seu e-commerce.

2. A rede social da sua loja tem posts publicados, ou estratégia colocada em prática?

O uso de redes sociais para o varejo é quase como um casamento. São feitos um para o outro, mas se não for cuidado com carinho e dedicação, acaba gerando mais dor de cabeça do que resultados positivos. 

Importante para atração de público para suas lojas, ou franquias, presenciais, e também, fundamental para quem quer aumentar os resultados do e-commerce. Caso a sua loja não tenha uma conta bem cuidada de rede social, o passo imediato é criar a conta. Sobre este ponto específico, você com certeza vai apoiar muito da estratégia de mídias sociais com as informações levantadas na montagem da sua persona!

Com a persona em mãos, redes sociais estratégicas para sua marca funcionando, você conseguirá colocar em prática um plano para divulgar a sua marca, promoções, conversar com seus clientes por mensagens, e muito mais!

Pensando em dar uma mão extra para você, reservamos este material super completo da Resultados Digitais que certamente ajudará você a construir o melhor posicionamento da sua marca nas mídias sociais!

3. Aumente o máximo possível a confiança do seu público-alvo no processo de compra: use e abuse dos unboxings/reviews nas suas redes!

Aqui estamos tratando de uma estratégia pensada para construir uma relação sólida com seus clientes! Os “unboxings” são vídeos de média duração (5-10 minutos) que mostram o processo de recebimento de produtos pela internet, juntamente com toda a interação até o momento de revelar o produto em si. O exemplo sugerido foi online, mas é muito bem aceito gravar conteúdos da sua loja física para garantir que a sua audiência tenha uma experiência imersiva com a sua marca!

Tão importante quanto os unboxings, as “reviews” dão um passo além: elas oferecem depoimentos de consumidores que já consumiram algum produto da sua marca, dividindo suas experiências pessoais e o ponto de vista exclusivamente da perspectiva do consumidor. Este movimento aumenta ainda mais a proximidade da sua marca com o público-alvo, além de aumentar a confiança do consumidor em relação à sua loja, franquia, ou e-commerce.

4. Ofertas de desconto são ferramentas poderosas! Use com responsabilidade!

Uma das estratégias mais antigas do varejo é a oferta de promoções para atrair novos clientes e garantir o retorno daqueles que já consomem a sua marca. Entretanto, para suas ofertas garantirem o melhor desempenho para suas lojas, franquias, ou e-commerce, é fundamental ter uma política clara e específica de geração de oportunidades. Esta leva em consideração os preços dos produtos, custos fixos e variáveis, a margem de lucro, e a segurança de não desvalorizar o valor da sua marca pelo excesso de promoções.

Mais uma vez, pensando em colaborar com o aprofundamento da estratégia comercial da sua marca, Nós levantamos alguns critérios essenciais a serem levados em consideração no momento de estruturação desta estratégia:

  • Use e abuse da criatividade;
  • Estruturar limites claros de aplicação da oferta, e como manter o seu cliente nutrido de informações sobre como se beneficiar dos descontos;
  • Nunca perder de vista a necessidade de geração de valor para sua marca;
  • A modernidade não anula a tradição: faça a impressão física de materiais sobre estas ofertas, e utilize ferramentas de e-mail marketing para potencializar o acesso do seu público a elas;
  • Sua campanha só consegue ter sucesso caso sua marca se preocupar em definir metas claras, e após o término da ação, medir a performance da ação;
  • Assim como falamos da criatividade, também use a abuse dos resultados das suas campanhas para direcionar as ações futuras.

5. Excelência no atendimento ao cliente é um mantra na Presence, e deve ser para sua marca também!

Aqui na Presence, temos o orgulho e o privilégio de estar presentes diariamente com toda a nossa base de clientes por todo o Brasil, e sabemos como isso faz a diferença no cotidiano de lojas e franquias!

Falando sobre o tema com mais profundidade, este ponto tem que ser a alma do seu negócio, pois é um dos principais fatores decisórios de compra, fidelização, buzz marketing e retorno deste cliente para consumir novamente sua marca.

Desta forma, garanta que sua equipe tenha a persona da sua marca na ponta da língua para responder às dúvidas e se comunicar com os clientes da forma ideal. Pois quanto melhor e mais agradável for o contato do cliente com a sua loja, franquia, ou e-commerce, certamente aumentam as chances desta pessoa retornar a comprar da sua marca.

Ainda dentro deste tópico, sugerimos a leitura de um material super completo que fala especificamente sobre a melhoria da experiência de compra. Clique e confira o material produzido por nós com muito carinho!

6. O Remarketing é amigo da sua marca, aproxime essa relação o máximo possível!

Ao analisar dados macro do processo de compra online, é entendido como um padrão de mercado que apenas cerca de 3% do público que acessa seus canais de venda, de fato realizam a compra. Percebe a importância de seguir constantemente se relacionando com o público que interage com a sua marca?

A ideia é super simples: uma pessoa que entra na sua loja online deve ser impactada novamente num segundo momento. Com esta ação, você consegue garantir o aumento de receita associada ao seu ambiente digital, e reduzir o percentual de pessoas que interagem com seu e-commerce sem comprar nada.

Existem várias formas de aplicar essas estratégias, para facilitar o seu caminho, separamos aqui mais um conteúdo super estratégico para lhe apoiar nesta ação, clique aqui!

7. Ominicanalidade: estar em todos os lugares e atender melhor o seu cliente final. Você vai ficar de fora dessa?

Omnicanalidade é uma proposta de integração de todos os canais de comunicação da sua loja, franquia ou e-commerce, derrubando a barreira entre o ambiente físico e digital da sua marca! O termo é uma tradução para a palavra em inglês “omnichannel”, que significa “todos os canais”.

O foco da estratégia omnicanal é garantir uma jornada única entre ambiente digital e físico para o cliente ao longo de toda a jornada de compra, permitindo que o seu público navegue entre diferentes canais sem nenhum tipo de dificuldade.

A proposta é interessante, mas precisa ter a segurança de parceiros experientes para unificar a experiência final dos seus consumidores com a sua marca. Clicando aqui, você consegue acessar um material recente que publicamos falando exatamente sobre este tópico. Garantimos que vale a leitura!

8. Sem uma estrutura forte, todas suas estratégias poderão ser frágeis. Invista em um ERP de qualidade para sua operação offline e/ou online.

O ERP (Enterprise Resource Planning) consegue trazer uma grande melhoria operacional para suas lojas, franquias, e também para seu e-commerce. Pois com uma solução mais adequada para a necessidade da sua marca, todas as áreas da sua rede de lojas e/ou franquias conseguirão trabalhar em um patamar muito superior de sinergia.

Sobre este tópico, nós aqui também levantamos 4 dicas maravilhosas para sua marca estar antenada e garantir que o seu ERP é o mais adequado para operação do seu negócio. Clique aqui e confira este artigo especial!

9. A relação da sua marca com o cliente não termina quando ele sai da loja. Na verdade, não deve terminar nunca! Cuide bem do seu pós-venda!

Garantir uma jornada de pós-venda próxima, sutil e com diferenciais é a principal forma para atrair de volta o consumidor num segundo momento. Desta maneira, é possível reforçar o vínculo próximo do público com a sua marca, e desta forma, sempre que esta pessoa em questão precisar de um produto que sua loja forneça, ou alguém do ciclo pessoal pedir uma boa indicação, pode ter certeza que sua marca estará muito bem posicionada! 

Existem algumas formas positivas para oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes. Reforçar os canais de comunicação associados ao seu e-commerce é uma delas, mas pense com carinho também na possibilidade de criar um relacionamento em tempo real via redes sociais, e estruturar boas campanhas exclusivas para clientes retornarem a consumir da sua loja.

Converse conosco para entender os principais caminhos a serem aprimorados na sua operação, basta clicar aqui para conversar conosco. Nosso time de especialistas respira este, e muitos outros temas mais que podem apoiar o seu negócio a se desenvolver muito mais!
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