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4 dicas de ouro para descomplicar a implantação de um ERP nas suas lojas e franquias!

4 dicas de ouro para descomplicar a implantação de um ERP nas suas lojas e franquias!

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão profissional que tem objetivo de integrar e automatizar processos e atividades em toda a rede de lojas e/ou franquias. Ao contar com um ERP, é esperado que ele forneça informações precisas e em tempo real sobre as operações das lojas, incluindo finanças, contabilidade, gerenciamento de estoque, recursos humanos, produção e vendas, entre outras áreas. É a plataforma de software mais abrangente para a gestão de recursos e tem sido usada com sucesso por diversos mercados.

Como um ERP pode melhorar sua operação?

Ele fornece informações precisas e atualizadas sobre as operações das suas lojas e/ou franquias, o que pode ajudar as lideranças a tomarem decisões estratégicas sobre performance da rede, planificação de investimentos, expansão das operações, cortes de custos, aumento de produção de itens específicos da grade de produtos, entre outras necessidades. Desta forma, o ERP ampara a melhoria de eficiência operacional, permitindo que todas as áreas da sua rede de lojas e/ou franquias trabalhem em conjunto de maneira mais sinérgica e estratégica.

Dica número 1: O controle operacional deve estar adaptado às necessidades da sua loja e/ou franquia!

A proposta do ERP por si já é extremamente vantajosa, porém o mercado de tecnologia tem a tendência natural de produzir tais soluções de forma inicialmente superficial e pouco customizada. Este é um ponto importante a ser levado em consideração na implantação de uma solução como esta na sua operação. Busque sempre saber o nível de customização dentro do pacote inicial do ERP, e também, a quantidade de módulos adicionais que seriam necessários agregar a estrutura básica para entender claramente o tempo de implementação da solução, assim como, o tamanho do custo associado ao pacote como um todo.

Nós aqui sabemos bem, ao procurar uma solução como esta, você dono de loja(s) e/ou franquia(s) costumeiramente vai escutar “não existe alternativa para implantar um ERP customizado sem valores adicionais”. Não tome esta afirmação como verdade. Existem soluções que têm dentro de si diversos nichos associados sem grande necessidade de aquisição de módulos adicionais, e o melhor de tudo, soluções que garantem um bom nível de personalização para colocar o seu ERP funcionando de forma prática, num prazo justo para sua rede.

Dica número 2: As APIs vão fazer a diferença, acredite!

Não importa o que digam, em qualquer operação de loja e/ou franquia, será necessário, ao menos num estágio inicial, contar com um sistema que tenha uma ampla capacidade de conexão com outros sistemas complementares para viabilizar a operacionalização consciente de um projeto tão importante quanto é a implantação de um ERP na operação da sua rede.

Soluções customizadas às necessidades da sua loja precisam se desenvolver juntamente com suas necessidades, e isso obrigatoriamente passará por uma ampla capacidade de integração à sua atual operação. E não se engane, quanto mais vezes você escutar que “APIs podem ser desenvolvidas para sua necessidade”, mais tempo e dinheiro será investido na implantação do projeto. Confie em parceiros que já possuem ampla experiência de mercado, e o mais importante, veja durante o alinhamento se este parceiro de fato coloca a sua marca como centro do projeto, e não oferece apenas uma solução para que sua operação se adapte a ela. Fique ligado!

Dica número 3: O ERP deve ser modular à sua necessidade.

Mais uma vez, o mercado de soluções como esta podem apresentar uma tonelada de diferentes módulos, usualmente associados a custos adicionais, mas definitivamente não é este o tipo de “solução modular” que você deve contratar para sua empresa. Confie exclusivamente em parceiros que colocam o desenvolvimento da sua rede de lojas e/ou franquias no centro do processo para desenvolver o ERP. Ou seja, como citado anteriormente, confira se o pacote de APIs estão em dia, verifique se existem funções “multiempresas”, focadas em garantir a integração estratégica individualizada da sua rede própria, franquia, ou até mesmo empresas de diferentes grupos econômicos.

Além disso, tão importante quanto a conexão entre a sua operação atual e a futura operação do ERP em funcionamento, é garantir o desenvolvimento constante do seu ambiente de retaguarda. Busque sempre por soluções que utilizem ambiente cloud e questione sempre a capacidade de disponibilidade e escalabilidade desta operação.

Dica número 4: Mais inovação e tecnologia é feita por quem vive o mercado a mais tempo, não o contrário!

Normalmente, quando falamos sobre contextos gerais associados à tecnologia e inovação, temos uma tendência a sempre buscar novas empresas, mas esta relação não se aplica à realidade do mercado de varejo e franquias! E a razão disso é simples: a operação de gestão de lojas é sensível a mudanças imprecisas, tem alto nível de complexidade, e os donos de operações varejistas tem pouca ou nenhuma margem de erro para mudanças importantes. Logo, busque sempre conhecer o histórico do parceiro que se propôs a apresentar uma solução de ERP para sua rede de lojas e/ou franquias. Garanta que esta empresa tenha a sua marca como foco do processo durante toda a jornada de implantação, e o mais importante, questione o tamanho da experiência deste futuro companheiro da sua operação para assegurar que a sua migração será o mais eficiente e adequada à sua necessidade.

Caso queira bater um papo conosco para entender quais caminhos podem ser mais benéficos para suas lojas, basta clicar aqui para conversar conosco. Nosso time de especialistas respira o tema muito antes de se tornar tendência de mercado, e podemos apoiar o seu negócio a se desenvolver muito mais!
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