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7 principais passos de 2023 para integrar a sua loja física e online

7 principais passos de 2023 para integrar a sua loja física e online. Aumente muito a receita da sua marca!

Aqui na Presence, é comum percebermos mudanças importantes no mercado varejista, pois estamos vivendo diariamente esta realidade há mais de 32 anos. Por isso, preparamos este artigo especial para você que deseja tirar proveito da ampliação dos canais de venda da sua marca, associado a melhor estratégia de 2023 para aumentar a quantidade de clientes em suas lojas físicas. Confira os detalhes abaixo e boa leitura!

A estratégia omnichannel é inevitável para o crescimento da sua marca?

O segmento varejista tem passado por importantes mudanças ao longo da última década, e com o crescimento da presença digital na vida das pessoas, o omnichannel se tornou uma das estratégias mais populares dos últimos tempos.

A proposta é bem simples: uma abordagem de canal único que fornece uma experiência integrada e consistente para todos os canais digitais e offline. Desta forma é possível garantir que os clientes comprem e interajam com as marcas através de vários canais, incluindo lojas físicas, sites e aplicativos. Ponto este que aumenta o tempo de interação do público-alvo com a sua marca, e em paralelo, impulsiona as vendas.

Sobre o futuro das lojas físicas associado à importância das lojas e franquias se prepararem para a omnicanalidade, recentemente fizemos um artigo para falar com mais profundidade, clique aqui e saiba mais!

O resumo mais objetivo que você encontrará sobre “o que é omnichannel e como ele impacta as vendas das suas lojas/franquias”!

A omnicanalidade funciona integrando todos os canais de contato e de venda da empresa, facilitando a migração entre eles, reduzindo atrito por parte do cliente e sem pontos de ruptura. O conceito melhora a relação com o seu público consumidor e simplifica a jornada de compra. A sua marca adotando esta estratégia vai potencializar o poder de atração, fidelização e, consequentemente, a receita das suas marcas!

Falando sobre aumento de faturamento, leia clicando aqui um material especial que nós preparamos para sua marca poder potencializar as vendas.

Veja os 7 passos fundamentais para consolidar a sua estratégia omnichannel:

Primeiro passo: É fundamental ter uma loja física e uma loja online!

Segundo a pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela Opinion Box e Dito, 84% dos consumidores brasileiros preferem que as lojas físicas e on-line estejam integradas.

Como você está aqui e claramente se interessa pelo assunto, este movimento inicial parece óbvio, mas não é. O que estamos falando aqui é que para estruturar as vendas da sua loja, ou franquia, no cenário online, e para isso 2 pontos são fundamentais: escolher a plataforma de e-commerce correta para suas necessidades. Separamos aqui 10 opções interessantes para você poder analisar, clique aqui

Somado a este ponto, importante quanto o ambiente digital que sua marca vai passar a ocupar, é ter toda a retaguarda da sua operação preparada para amparar as vendas da loja física e digital, e ter um ERP que facilmente suporta a captação de dados dos seus clientes em ambos cenários, e consegue apoiar estrategicamente a sua operação comercial de forma completa, garantindo relatórios precisos e toda a infraestrutura necessária sem pesar no orçamento das suas lojas.

Segundo passo: Daqui pra frente, pense em estratégias de vendas para sua loja que possam ser aplicadas tanto na realidade física, quanto na online.

Sobre este ponto, é fundamental se planejar bem para definir quais serão os principais canais de vendas e atendimento tanto do comércio online como offline. Sobre isso, a proposta ideal seria começar gerando metas específicas para cada canal, e associado a isso, um planejamento específico de quais são as etapas fundamentais para garantir o alcance das metas!

Terceiro passo: Sistemas vão ser o diferencial que você precisa para aplicar melhor a estratégia omnichannel!

No primeiro passo, falamos sobre a importância de ter um ERP que esteja preparado para operar dentro da realidade omnicanal, sem essa estrutura, será necessário operar com infinitos controles manuais que inevitavelmente vão te deixar na mão na hora que você mais precisar. Isso simplesmente não pode acontecer com a sua marca!

Entretanto, tão importante quanto ter a estrutura operacional das suas lojas físicas e online bem amparadas, é ter acesso a relatórios em tempo real, na palma da sua mão, sobre a performance da sua marca no cotidiano. Afinal de contas, não adianta nada se preparar para vender mais se as suas lojas, ou franquias, dependem de relatórios que demoram dias para serem emitidos, o que faz você cuidar do presente e futuro da sua marca olhando exclusivamente para o passado.

Outro tópico importante é sobre o equilíbrio da jornada de vendas na sua operação omnichannel. Pense conosco, de que adianta a sua loja oferecer uma experiência fluida na sua loja online, se na loja física as pessoas ainda esperam na fila para pagar pela compra desejada. Atualmente existem propostas mais modernas e acessíveis para diversos segmentos de lojas físicas e franquias que garantem uma jornada de compra rápida e moderna sem gerar custos altos para a sua operação.

Quarto passo: A sua experiência mobile precisa ser perfeita!

No primeiro passo foi sugerido algumas opções de ambientes digitais que são excelentes para garantir a melhor experiência digital aos seus clientes. Entretanto, você pode optar por outra plataforma, ou até mesmo, por desenvolver seu site por conta própria. Tenha em mente que independente da escolha estratégica para sua marca, em média, os brasileiros usam o smartphone por cerca de 6 horas/dia, ou seja, um passo indevido pode gerar um atrito desconfortável para milhares de potenciais consumidores.

Desta forma, para garantirmos uma experiência de compra agradável para os seus clientes, vale ficar atento aos tópicos abaixo:

– Garanta que seu ambiente online seja responsivo: Aqui estamos falando sobre como o seu site se adapta a tela do usuário, seja tablet, celular ou computador. Dessa forma, o potencial consumidor consegue navegar tranquilamente não importa qual seja o dispositivo escolhido;
– Aplicativos podem facilitar a sua vida: A sua marca pode operar dentro de aplicativos criados especificamente para o comércio, aqui separamos 15 opções para que você possa analisar essa possibilidade.

Quinto passo: Saber o básico sobre seus clientes não é o suficiente!

O objetivo aqui é garantir o sucesso da estratégia omnichannel, certo? Levando em consideração o foco no melhor resultado, é fundamental que você se preocupe constantemente em analisar o perfil dos seus clientes no ambiente físico e digital. Para isso, é importante coletar dados que apoiem no desenvolvimento de estratégias customizadas para seus consumidores, por exemplo, mapeando os produtos mais vendidos por canais usando o aplicativo Presence Eye.

No entanto, para que a proposta funcione com excelência, é preciso conhecer as características do público de seu comércio. E como você já sabe que é melhor coletar e analisar em tempo real os dados da operação das suas lojas, é fundamental desenvolver campanhas versáteis para entender também o comportamento do público que é um potencial consumidor da sua marca, mas ainda não foi convertido em venda.

Sexto passo: O estoque da sua loja não é só o lugar que você guarda os materiais de venda da sua marca!

Este é um dos segredos mais importantes de uma operação omnicanal. A forma como o seu estoque será acionado, a distribuição dos produtos, os prazos de entrega tanto para os clientes, quanto para as demais lojas, e o custo do frete, será condição importante para garantir o sucesso da sua marca nesta nova jornada de vendas!

Sobre este aspecto, vale reforçar que as suas lojas, ou franquias, devem contar com parceiros que entendam o desafio da jornada omnichannel. Além disso, optar pelo uso da tecnologia RFID para garantir mais agilidade na gestão do seu estoque, e rastreabilidade dos seus produtos, com certeza será o diferencial entre uma operação de estoque com alto nível de complexidade e performance questionável, para uma operação otimizada atuando com performance total!

Sétimo passo: Aumente o envolvimento da sua marca com seu público-alvo em todos os canais!

A proposta é se relacionar com regularidade e qualidade com seu público consumidor para que naturalmente os produtos da sua marca se tornem opções top of mind na vida dos seus clientes.  Manter o público-alvo engajado em diferentes canais de vendas e comunicação com promoções atrativas, interação constante em mídias sociais, conteúdos de qualidade em blogs da sua marca são boas pedidas para aumentar a interação e confiabilidade da sua marca diante do mercado consumidor que ela faz parte.

Adoraríamos conversar com você e conhecer melhor sua operação e marca para entender quais caminhos podem ser mais benéficos para suas lojas, clique aqui para conversar conosco. Nosso time de especialistas respira o tema muito antes de se tornar tendência de mercado, e podemos apoiar o seu negócio a se desenvolver muito mais!

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