Um dos grandes desafios das franquias é equilibrar custos com ganhos, de forma a maximizar o faturamento. No entanto, isso não é tão simples quanto parece, uma melhor gestão de loja, e/ou franquia, é essencial para garantir que os recursos sejam usados de forma eficaz e permitam o crescimento da empresa. A boa gestão de uma franquia também envolve encontrar as melhores maneiras de maximizar a lucratividade.
1. Tudo começa com o “olhar de dono”!
O “olhar de dono” é condição fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, desde o estágio mais inicial, por isso é importante manter o gerenciamento da sua loja muito bem detalhado, repleto análises operacionais, para que possa desde o princípio ter fácil acesso aos indicadores fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. É um trabalho duro e exige muita dedicação e planejamento, pois envolve o gerenciamento de todos os aspectos da operação, incluindo as finanças, pessoas, os produtos, a aquisição de novos franqueados até a manutenção de vendas de produtos e serviços.
2. Um plano de Marketing é um dos melhores aliados da sua loja/franquia!
O desenvolvimento de um Plano de Marketing eficiente para sua operação é condição fundamental para transformar as vendas da sua franquia, ou loja. O entendimento de cenário, levando em conta os dados estratégicos da sua operação, somados à percepção de mercado, são bons influenciadores para elevar o patamar de comunicação mercadológica da sua marca e promover um cenário positivo de aumento de receitas. Além disso, o Marketing, por meio de ações de mídia social, propagandas, promoções, campanhas de reconversão de clientes, entre outros, podem proporcionar um ganho de alcance significativo para promover os produtos e serviços da sua operação.
3. O gerenciamento das finanças é a base do seu negócio!
Parece óbvio, mas no cotidiano da operação da sua loja, o cuidado dedicado com a gestão financeira pode ser colocado em segundo plano, e este movimento pode se tornar um problema no futuro. É necessário gerenciar as finanças da franquia/loja, controlar os custos e garantir que os investimentos sejam alocados de forma estratégica e eficiente. Manter os relatórios financeiros afiados para garantir a melhor análise financeira, e por consequência, a manutenção da saúde do seu negócio. Os gestores sempre devem garantir que os custos relacionados à operação sejam controlados, isso pode ser alcançado reduzindo os custos de materiais e melhorando a eficiência dos processos.
4. Uso de tecnologia acessível e estratégica pra aumentar a eficiência da operação da sua loja!
Outro ponto, por vezes deixado em segundo plano, mas que faz um enorme diferencial no cotidiano é o uso de PDV (ponto de venda) moderno. Essa é uma ferramenta poderosa para melhorar a gestão de qualquer franquia, também conhecido como caixa registradora, é um dispositivo que se conecta à conta bancária de um franqueado para proporcionar à franquia a capacidade de realizar transações financeiras. Ele fornece uma visão sistêmica do negócio para que os gerentes possam acompanhar os resultados das várias atividades e identificar tendências e problemas. Além de fornecer informações que ajudam a tomar decisões estratégicas, o PDV também pode ser usado para rastrear as vendas, manter a contabilidade da franquia, gerar relatórios e oferecer serviços personalizados para melhor atender às necessidades do cliente.
A solução Presence Store apoia o dono de loja, ou franquia, a ter acesso aos dados da operação do seu negócio de forma mais estratégica e eficiente, além de garantir uma operação mais fluida, desde os processos relacionados à pré-venda, até a captação de informação dos clientes para garantir a manutenção de um relacionamento saudável com as pessoas que consomem os produtos e serviços da sua marca. É importante notar que as vantagens do Presence Store não param por aí, ele pode ajudar uma franquia a aumentar sua eficiência operacional. O PDV permite que a empresa otimize os processos de vendas e reduza os custos.
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