Existem muitos detalhes importantes que impactam diretamente os resultados de lojas e franquias pelo mundo. Um dos pontos de destaque é a maneira que o gestor consegue cuidar dos produtos armazenados em seu estoque. Pensando nisso, elaboramos este artigo rico em boas práticas para melhor administração deste pilar para o bom funcionamento das lojas. Boa leitura!
Entenda de forma simples o que é a tecnologia RFID!
RFID (Radio Frequency Identification) é a tecnologia que utiliza a frequência de rádio para captura de dados de etiquetas associadas a produtos. Simples assim. Por meio de um pequeno chip associado a uma antena, um pacote considerável de informações digitais são armazenadas sobre um item específico. De forma compacta, numa única etiqueta que pode ser em plástico, papel ou material similar.
Desta forma, ao implantar a tecnologia RFID em seu estoque, um ganho considerável de rastreabilidade do produto durante seu ciclo de estocagem ou transporte, além de outros benefícios que veremos abaixo.
Antes de seguirmos em frente, vamos falar sobre a diferença entre “RFID” e “Código de Barras”?
Falamos no tópico anterior que as etiquetas RFID utilizam chips para armazenar os dados do item em que foi anexada, certo? Um dos pontos de destaque de ter acesso às informações desta forma é a ausência de necessidade de manuseio individual do seu estoque para leitura desses dados. Veja só, não é preciso contato, nem curta proximidade de um leitor com a etiqueta, o que já muda bastante se comparado com a interação com o código de barras.
Entretanto, esta não é a única diferença entre as duas tecnologias, veja abaixo o resumo dos principais tópicos destacados:
- Localização de itens: A tecnologia RFID permite consultar se o item está em movimento ou foi remanejado, além de verificar lotes e datas específicas de movimentação, o que impacta diretamente na capacidade de rastreio do seu estoque. Diferente da forma como códigos de barras fornecem informações, onde é possível obter alguns desses benefícios colocados aqui, mas com um nível de empenho processual e manual muito superior.
- Aprofundamento de informações e personalização de dados: Enquanto a tecnologia RFID utiliza um chip com memória significativa para gravar quantas vezes for necessário as informações sobre o produto associado, o código de barras segue um único padrão com pacote limitado de informações e gravação única.
- Inventário até 100x mais rápido: Aqui a diferença fica muito ampla, pois com a tecnologia RFID é possível realizar a leitura de várias etiquetas simultaneamente, permitindo que um lote grande de produtos seja devidamente coletado em poucos produtos. Facilidade esta que se torna inviável para o estoque com código de barras, onde cada um dos produtos precisa ser manuseado individualmente.
- Manuseio dos produtos: Outra diferença importante impacta o cotidiano da operação de estoque. Enquanto com RFID é possível receber diversas caixas lacradas com o produto e coletar todas as informações dos produtos em segundos sem abri-las, este cenário é inviável se o estoque for baseado com a tecnologia de código de barras.
- Gestão da cadeia de suprimentos: A identificação por radiofrequência presente nas etiquetas RFID é recomendada para melhorar o gerenciamento da cadeia de abastecimento. Com ela, é possível ganhar mais velocidade, precisão e segurança durante o andamento dos produtos pelas diferentes etapas, desde o recebimento do conteúdo em seu estoque, até a fase final, com a entrega para seu cliente.
Tão importante quanto ter a tecnologia RFID implantada no estoque, é ter um ERP que possa utilizar as informações!
O RFID permite o armazenamento, controle e transmissão de um volume de dados grande se comparado com tecnologias concorrentes, entretanto, tão importante quanto estruturar esta implantação, é ter na retaguarda da sua operação um ERP robusto, modular, preferencialmente em ambiente Cloud, para dar o devido tratamento para as informações coletadas constantemente no estoque.
O ERP Presence Domain possui um módulo amplamente recomendado para gerenciamento de estoque, incluindo a interface ideal com a tecnologia RFID, o que garante a redução de intervenção manual. Somado a este ponto, o RFID impacta diretamente na automatização de processos de compra, recebimento e distribuição de produtos, e muito mais.
E os benefícios não terminam na retaguarda e no estoque! Além disso, com o Domain e RFID é possível ampliar o nível de controle e precisão no gerenciamento do fluxo de caixa da loja. Por conta do seu controle de estoque em tempo real e da geração de relatórios detalhados de vendas, os gestores de lojas e franquias podem prever a demanda de produtos e ajustar o estoque de acordo, evitando desperdícios e otimizando o investimento em estocagem de produtos.
Adoraríamos conversar com você e conhecer melhor os desafios para administração do seu estoque e a gestão total das suas lojas, ou franquias. Clique aqui para conversar conosco. Nosso time de especialistas certamente será muito consultivo no processo de melhoria constante das suas lojas!