Presence

Se o software PDV das suas lojas não faz isso, a sua operação omnichannel está prejudicada!

Se o software PDV das suas lojas não faz isso, a sua operação omnichannel está prejudicada!

A Presence entende que a atual velocidade do varejo brasileiro impulsiona lojas e franquias a mudar para se manter à frente da concorrência. A principal delas que afeta o mercado é a transição da operação de venda para o modelo omnichannel

Mas o que exatamente é o omnichannel e como o software PDV (Ponto de Venda) das suas lojas e franquias pode desempenhar um papel fundamental nessa transformação? Veja o nosso artigo abaixo na íntegra e boa leitura.

Começando pelo básico, entenda de forma simples o que é omnichannel?

Omnichannel não é apenas um termo, pelo contrário, é uma revolução para o varejo. Neste modelo, é possível alinhar todos os canais de vendas, físicos e digitais de uma marca em uma experiência de compra contínua e integrada para o cliente final. 

Em outras palavras, o omnichannel permite que os consumidores naveguem, comprem e interajam com uma marca de forma consistente, independentemente do canal que escolham. E para tornar isso uma realidade, um software PDV desempenha um papel fundamental, seja por reduzir custos e agilizar processos de estoque e logística, ou por ampliar a capacidade de captação de dados estratégicos do público de interesse.

A união ideal entre canais online e offline.

Aqui na Presence, entendemos que a estrutura do omnichannel parte da integração perfeita de canais. Caso a atual solução de PDV das suas lojas ou franquias não tenha os recursos para se comunicar de forma eficiente com sistemas estratégicos para a omnicanalidade, como seu e-commerce, aplicativo móvel ou outros pontos de venda, a experiência do cliente final será impactada negativamente.

É essencial que todo pacote de informações sobre a sua operação, incluindo estoque, preços, tendências de compra, histórico, e mais, sejam atualizadas em tempo real e compartilhadas em todos os canais.

Além disso, a integração do software PDV com um ERP com um CRM plenamente adaptado ao varejo é crucial. Isso permite que você tenha uma visão completa da sua operação somada ao comportamento dos clientes associados aos canais de interesse. O software PDV precisa ser capaz de acessar essas informações para personalizar a experiência do cliente, oferecer promoções direcionadas, sugerir combinações de produtos bombásticas para impulsionar as vendas, e mais!

Mobilidade para o PDV é a diferenciação que a sua marca precisava.

O varejo omnichannel não se limita à jornada tradicional de venda em ambientes físicos. Os seus clientes esperam a flexibilidade de comprar com o mínimo de etapas possível e com foco na jornada de aquisição. Se o software PDV não permite uma experiência mobile e descentralizada, a loja está perdendo uma grande oportunidade de oferecer algo que realmente a faça se destacar do senso comum.

Uma solução PDV móvel que permite ao time de vendas da loja atender os clientes de forma personalizada, com tudo necessário na palma da mão, cria uma experiência de compra altamente personalizada e eficiente. Além disso, a capacidade deste software também interagir com os pedidos omni e retirar na loja é uma parte essencial para garantir uma jornada mais fluida e destacada.

Gestão de estoque no PDV faz a diferença!

Manter o controle do estoque é um desafio constante no varejo. No entanto, o omnichannel exige um nível superior de gestão destes produtos para garantir o melhor atendimento à base de clientes finais. Caso a solução PDV não for capaz de fornecer informações atualizadas e precisas sobre o estoque em tempo real, se torna alto o risco de frustrar os clientes com produtos fora de estoque, prazos de entrega imprecisos e outras dores de cabeça logísticas.

A capacidade de rastrear o estoque em todos os canais e locais em tempo real é crucial para atender às expectativas do omnichannel. A premissa aqui é garantir o gerenciamento de estoque de forma centralizada e automática, garantindo que os produtos estejam disponíveis para venda, independentemente de onde o cliente escolher comprar.

Dados estratégicos fazem parte da alma do negócio.

No mundo omnichannel, a captação e análise de dados é essencial! Com isso, o software PDV deve ser capaz de coletar e analisar dados de todas as interações dos clientes, independentemente do canal. Isso permite que a liderança da marca compreenda de forma detalhada o comportamento dos seus clientes finais, identificando tendências, e assim, resultando em tomadas de decisão mais precisas e estratégicas para o futuro das lojas ou franquias!

Garantir o uso adequado do PDV também é faz parte do sucesso das vendas.

Por último, mas não menos importante, a experiência do usuário é fundamental. Desta forma, se o PDV é complicado de usar, o seu time de vendas na ponta final do processo terá dificuldade em atender os clientes com eficiência e agilidade. Um design intuitivo e amigável é essencial para garantir que sua equipe possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do sistema.

Além disso, a capacidade de treinar rapidamente sua equipe no uso do software PDV é crucial para a transição bem-sucedida para o omnichannel.

Pelo bem do futuro da sua marca, o PDV precisa estar adaptado ao omnichannel.

Tornar sua operação de varejo omnichannel é uma jornada inevitável para toda e qualquer loja e franquia do cenário nacional, e desta maneira, o software PDV certo será um aliado poderoso durante todo o processo de customização da jornada de vendas para os clientes finais. A integração perfeita de canais, mobilidade para a base de consumidores, gerenciamento de estoque unificado, análise de dados avançada, e uma experiência do usuário intuitiva são ingredientes essenciais para o sucesso no mundo do omnichannel.

Não subestime o poder do software PDV na transformação do seu negócio. Escolher o software certo é um investimento crítico para o futuro do varejo e a satisfação do cliente. 

Portanto, antes de embarcar na jornada omnichannel, converse com o nosso time de especialistas. Nós respiramos este, e muitos outros temas fundamentais para o varejo que certamente apoiarão a sua marca a ganhar cada vez mais força dentro do segmento varejista!
Mais acessadas
Veja as principais datas para vender mais no primeiro trimestre de 2024!
Neste guia objetivo, vamos explorar as principais datas que prometem não apenas atrair clientes, mas...
Prepare-se! Confira o Melhor Calendário para Aumentar as Vendas do Seu E-commerce em 2024!
Seguindo este calendário preparado pela Presence, a sua marca estará preparada para garantir os...
Potencialize o Omnichannel: 8 dicas valiosas para melhorar a posição dos canais das suas lojas em buscadores!
A Presence entende que no cenário do varejo, a abordagem omnichannel se destaca como uma estratégia...

Veja mais artigos

Veja as principais datas para vender mais no primeiro trimestre de 2024!

Neste guia objetivo, vamos explorar as principais datas que prometem não apenas atrair clientes, mas também criar experiências memoráveis...

Prepare-se! Confira o Melhor Calendário para Aumentar as Vendas do Seu E-commerce em 2024!

Seguindo este calendário preparado pela Presence, a sua marca estará preparada para garantir os melhores resultados que 2024 trarão ao varejo digital. Leia o artigo agora!...

Potencialize o Omnichannel: 8 dicas valiosas para melhorar a posição dos canais das suas lojas em buscadores!

A Presence entende que no cenário do varejo, a abordagem omnichannel se destaca como uma estratégia fundamental para proporcionar uma experiência consistente ao cliente final, independentemente do...