Presence

O guia definitivo de 2023 sobre soluções PDV para lojas e franquias

O guia definitivo de 2023 sobre soluções PDV para lojas e franquias: “O que eu tenho que saber antes de escolher um sistema de PDV?”

Escolher o sistema de Ponto de Venda (PDV) moderno e estratégico é uma decisão crucial para qualquer franqueador ou lojista no varejo brasileiro. O PDV desempenha um papel fundamental no funcionamento de uma loja ou franquia, afetando diretamente a eficiência das operações e a experiência do cliente.

Neste artigo, vamos explorar o que todo franqueador e lojista do varejo precisa saber antes de escolher um sistema de PDV. Boa leitura!

A importância de um sistema de PDV eficiente

Antes de mergulharmos nas considerações ao escolher um sistema de PDV, é importante entender por que ele é tão vital para o sucesso de uma loja no varejo. O PDV é o ponto de contato entre a sua marca e o cliente final, onde as transações são concluídas, os pagamentos são processados, e o seu ERP é alimentado de informações estratégicas para melhorar a tomada de decisão para o futuro da sua marca.

Um software de PDV eficiente deve ter impacto positivo nas operações diárias e na experiência do cliente, enquanto um sistema inadequado pode resultar em atrasos, erros, falta de visibilidade e frustração.

Aproveitando o tópico, confira o nosso outro artigo falando mais sobre como o sistema PDV apoia o crescimento dos resultados das suas lojas!

Elencamos aqui as principais razões pelas quais a escolha do sistema de PDV certo faz toda a diferença para a sua marca:

1. Eficiência Operacional

Um sistema de PDV eficiente ajuda a acelerar o processo de compra, tornando mais fácil para os funcionários registrar produtos, calcular preços, captar informações da sua base de clientes finais e processar pagamentos. Isso reduz o tempo de espera dos clientes e melhora a produtividade da loja.

2. Gestão de Estoque

Aqui citamos um exemplo prático: O Presence Store é integrado diretamente ao ERP Presence Domain. E com isso, é possível fazer a gestão de estoque de forma muito mais eficiente por conta do acompanhamento em tempo real do estoque, e caso sua marca tenha um e-commerce, também reduzindo custos de frete e tempo de entrega dos produtos vendidos online. O que facilita a operação da cadeia de suprimentos da sua marca e a reposição de produtos quando necessário e evitando a falta de itens de destaque.

3. Experiência do Cliente

Com o Presence Store e Presence Sale, a rapidez e a eficiência no PDV oferecem uma experiência moderna que seus clientes certamente vão se apaixonar. E como nós bem sabemos, clientes satisfeitos tendem a voltar e recomendam a loja a outras pessoas.

4. Captação de dados estratégicos da base de clientes

Um sistema de PDV moderno deve assegurar uma forma ágil e assertiva para captar informações estratégicas sobre os seus clientes finais, o que alimenta o ERP de dados fundamentais para apoiar a estratégia de desenvolvimento da sua marca. Ou seja, o PDV é muito mais que um sistema de fechamento de vendas e análise de estoque, ele deve ser o principal ponto de contato com a sua base de clientes finais.

“O que eu devo levar em consideração para escolher um sistema de PDV para minhas lojas ou franquias?”

Esta é uma pergunta que recebemos com frequência do mercado, e para isso, levantamos algumas considerações essenciais que franqueadores e lojistas do varejo brasileiro devem ter em mente ao escolher um sistema:

1. Adequação às necessidades das suas lojas e franquias!

Cada negócio é único, e o sistema de PDV escolhido deve atender às necessidades específicas da sua empresa. Considere o tamanho da loja, o volume de transações, a variedade de produtos e qualquer necessidade especial, como integrações com sistemas de fidelidade ou programas de recompensas.

2. Facilidade de operação pelo seu time de vendas!

Um sistema de PDV deve ser fácil de usar para a equipe. Treinamento excessivo pode ser dispendioso e causar frustração entre os funcionários. Opte por um sistema que tenha uma curva de aprendizado suave.

3. Confiabilidade é a alma de qualquer bom sistema PDV.

Um sistema de PDV que falha frequentemente pode resultar em perda de vendas e insatisfação do cliente. Certifique-se de que o sistema escolhido seja robusto e tenha suporte técnico confiável.

4. Integrações com tecnologias de mercado.

Verifique se o sistema de PDV pode ser integrado a outros sistemas que sua empresa utiliza, como contabilidade, gestão de estoque e sistemas de fidelidade. Isso economiza tempo e evita erros de entrada de dados.

5. Antes de qualquer coisa, o seu sistema PDV deve ser seguro!

A segurança dos dados do cliente e dos pagamentos é crucial. Certifique-se de que o sistema de PDV esteja em conformidade com os padrões de segurança de dados relevantes e ofereça recursos de segurança sólidos.

6. Offline ou online, o sistema não deixa as suas lojas na mão.

É sabido que a operação das lojas pode ser impactada por diversos fatores contextuais, como por exemplo, a instabilidade de internet. E pensando nisso, é importante contar com um sistema de PDV que consiga funcionar offline sem comprometer a operação.

7. A experiência móvel para o seu PDV é uma realidade.

Nos dias de hoje, a mobilidade é uma consideração importante. Se a sua marca deseja oferecer uma experiência moderna para os clientes finais, um sistema de PDV móvel deve ser uma opção a ser levada em consideração.

8. A experiência móvel para o seu PDV é uma realidade.

Contar com um parceiro forte que oferece atualizações regulares e suporte humanizado nos principais momentos de funcionamento das suas lojas é condição fundamental para a sua marca permanecer devidamente amparada para continuar crescendo. A tecnologia está sempre evoluindo, e por conta disso, as suas lojas precisam de um sistema que se mantenha atualizado.

Converse conosco para entender o quão poderosa pode ser a solução do Presence Store para as suas lojas ou franquias!

Nosso time de especialistas respira este, e muitos outros temas fundamentais para o varejo que certamente apoiarão a sua marca a ganhar cada vez mais força dentro do segmento varejista!
Mais acessadas
Veja as principais datas para vender mais no primeiro trimestre de 2024!
Neste guia objetivo, vamos explorar as principais datas que prometem não apenas atrair clientes, mas...
Prepare-se! Confira o Melhor Calendário para Aumentar as Vendas do Seu E-commerce em 2024!
Seguindo este calendário preparado pela Presence, a sua marca estará preparada para garantir os...
Potencialize o Omnichannel: 8 dicas valiosas para melhorar a posição dos canais das suas lojas em buscadores!
A Presence entende que no cenário do varejo, a abordagem omnichannel se destaca como uma estratégia...

Veja mais artigos

Veja as principais datas para vender mais no primeiro trimestre de 2024!

Neste guia objetivo, vamos explorar as principais datas que prometem não apenas atrair clientes, mas também criar experiências memoráveis...

Prepare-se! Confira o Melhor Calendário para Aumentar as Vendas do Seu E-commerce em 2024!

Seguindo este calendário preparado pela Presence, a sua marca estará preparada para garantir os melhores resultados que 2024 trarão ao varejo digital. Leia o artigo agora!...

Potencialize o Omnichannel: 8 dicas valiosas para melhorar a posição dos canais das suas lojas em buscadores!

A Presence entende que no cenário do varejo, a abordagem omnichannel se destaca como uma estratégia fundamental para proporcionar uma experiência consistente ao cliente final, independentemente do...