Presence

O guia definitivo de PDV para lojistas e franqueados em 2023!

O guia definitivo de PDV para lojistas e franqueados em 2023!

“PDV”, também chamado de “Ponto de Venda”, pode ser considerado o coração da operação de lojas por todo o mundo. Você pode considerar o termo associado ao sistema que garante o bom funcionamento das suas lojas, mas também pode ser entendido como a relação de mecanismos que o lojista/franqueado utiliza para expor mais adequadamente seus produtos, e também, gerar recursos mais atrativos para aumentar o potencial de vendas do seu comércio. Em resumo, PDV é sistema, mas também é marketing e vendas!

Outro ponto a ser considerado, é que o termo é aplicado para realidades de lojas físicas ou online, locais próprios ou compartilhados, também tem a opção de tratar de uma única marca ou multimarcas.

Desta forma, a Presence reuniu aqui para você o guia definitivo dos principais tópicos relacionados ao tema, e como eles vão impactar diretamente no aumento da receita das suas lojas ou franquias. Boa leitura!

Vamos começar do básico: o que é Ponto de Venda (PDV)?

Este é o espaço (físico ou online) que são concretizadas as vendas de produtos ou serviços das empresas aos clientes (pessoa física, ou jurídica).

O PDV trata de lojas físicas ou virtuais, franquias em geral, marketplaces, supermercados, quiosques, entre outros. Nestes contextos tais produtos/serviços são expostos aos clientes de forma estratégica, e desta forma, garantem a escolha adequada à necessidade do cliente, que compra, conclui o pagamento, e a partir daí, passa a ter um relacionamento com a loja/franquia.

Assim, colocando as estratégias de marketing associadas ao termo em segundo plano por um minuto, PDVs tratam da relação com o estoque (retaguarda) das lojas com os seus consumidores, logo podemos falar aqui especificamente sobre sistemas de gestão em si. Fique tranquilo, vamos entrar no detalhamento e explicar melhor o que você como proprietário de loja/franquia deve esperar de um sistema.

Qual a importância do PDV para sua loja ou franquia?

O PDV trata especificamente da jornada final do consumidor dentro daquele ciclo de comercial realizado. Nós explicamos: a partir do momento que um cliente é impactado pelas ações de vendas e marketing, ele conclui o processo de compra, e com isso, o PDV tem função fundamental de não deixar a relação terminar por aí. Fazendo uso da tecnologia de forma adequada, é possível captar informações importantes sobre o consumidor, e a partir daí se relacionar com ele para buscar iniciar um novo ciclo com ele.

Levando em conta os pontos acima, um tópico fundamental do seu sistema PDV, é que ele não deve gerar obstáculos no momento importante de compra. Sim, um PDV realmente adequado para o funcionamento da sua loja, ou franquia, deve levar em consideração a captação de dados de forma eficiente, além de garantir o fechamento da compra com a menor realização de passos possível.

Olhando para os outros pontos relacionados com o tema, é possível utilizar várias táticas para aumentar a performance do seu PDV. Entre elas, temos: organização estratégica da loja, o cheiro característico do ambiente para criar associação direta entre sensação e sua marca, a melhor exposição do layout da sua vitrine, entre outras diversas ações com objetivo de não somente criar uma conexão, como estabelecer um vínculo entre a marca da sua redes de lojas, ou franquias, com o consumidor.

PDV em diferentes contextos: Loja Própria, de Terceiros, e Colaborativa

Levando em conta o quão estratégico é um sistema de PDV para qualquer operação de loja e franquia. É importante que o sistema seja versátil o suficiente para oferecer as melhores condições de venda para os mais diferentes contextos possíveis. Ele pode ser um espaço próprio de uma marca, seja no ambiente online, seja num local e cidade de escolha. Em casos como este, a empresa detentora da marca é quem gerencia a loja, ou em casos de franquias, o franqueado opera a gestão do ponto. Estes geralmente em locais próprios, alugados, pensando em lojas físicas, ou em uma plataforma de e-commerce.

Ainda dentro do tema, é possível implementar a operação em espaços de terceiros. Realidade comum em espaços, por exemplo, como shopping centers espalhados por todo Brasil. Desta forma, o proprietário da marca, ou da franquia, administra a sua loja, mas tem uma infraestrutura adequada para potencializar as vendas.

Uma última possibilidade para esgotarmos as diferentes aplicações de PDV é a modalidade “colaborativa”. Aqui temos diferentes marcas de lojas, ou franquias, que dividem um espaço físico, ou digital, e os custos associados ao ponto de venda. Esse é um caminho adotado em contextos de marcas autorais ou de produtos artesanais, que compartilham de personas semelhantes de clientes.

A sua loja, ou franquia, vende uma única marca, ou trabalha com multimarcas?

Sempre com a finalidade de melhor atender o público de interesse, é possível configurar a relação de produtos de uma loja levando em consideração a exposição de marcas únicas ou diversas marcas. Aqui não temos um cenário de “certo” vs. “errado”, mas sim, o lojista, ou franqueado, que se adapta para melhor atender o seu público de interesse.

Assim, podemos falar que uma loja é “de marca” quando nela, todos os produtos do ponto de venda são de uma única marca, como estamos acostumados a encontrar em shoppings, por exemplo.

Porém, existe também a “loja multimarcas” que é destinada a oferecer ao seu público consumidor um conjunto de produtos associados a diferentes marcas e fornecedores. Algo que pode ser facilmente encontrado, por exemplo, em supermercados em papelarias, ou seja, produtos de segmentos correlatos, porém com variedade infinita de marcas.

Ainda falando sobre o tema, vale ressaltar que, ao falar do sistema de PDV da sua loja, ou franquia, é de suma importância que ele esteja associado a um ERP que tenha a capacidade de gestão de produtos associados a uma única marca, ou também dentro do contexto multimarcas. Não levar em consideração a flexibilidade do ERP, e por consequência do PDV, para melhor atender às necessidades da sua operação é com certeza um ponto contra que certamente vai impactar a rentabilidade do seu negócio.

Aproveite para conferir aqui um conteúdo recente que fizemos com dicas fundamentais para suas lojas estarem sempre cheias. Aproveite!

Não associe a sua marca a um sistema PDV que não está preparado para o ambiente físico e online!

Falamos anteriormente aqui sobre as diferenças entre ambientes físicos e online (e-commerce). Entretanto, vale reforçar que para garantir um melhor funcionamento da operação da sua loja, ou franquia, é fundamental contar com um sistema PDV que esteja devidamente preparado para operar na realidade de loja física, ou no comércio digital.

Pense da seguinte maneira, qual seria a razão para restringir a operação da sua loja a um sistema que atende apenas um contexto, se você pode ter acesso ao pacote completo. Analise o planejamento com atenção, neste momento sua loja pode operar especificamente em uma das duas modalidades (física ou e-commerce), mas num momento de expansão, sua operação pode ganhar braços em diferentes frentes para crescer, e neste momento, você como proprietário de lojas, ou franqueado, não vai querer se deparar com uma restrição grave no seu ERP, e por consequência, no sistema de PDV.

Pontos de atenção na gestão das suas lojas!

Abaixo vamos elencar algumas dicas com base nos mais de 32 anos de experiência da Presence, fazem toda a diferença para fazer sua loja única, rede de lojas, ou franquia, crescer de forma consistente e sustentável. Veja abaixo:

Omnicanalidade é um tema importante, mas não é fundamental

Diversas operações trabalham com mais um sistema de PDV ativo para o ambiente online e offline. Em casos como este, reforçamos aqui a importância de contar com um ecossistema positivo para facilitar o processo de venda e garantir que a jornada comercial não fique restrita a um único canal, mas sim, possa fluir naturalmente entre o ambiente da loja, ou franquia, física, assim como o seu ambiente digital.

Em casos como o citado acima, a marca em questão já opera de uma forma moderna e totalmente adaptada ao comportamento de compra de consumidores de diversos mercados distintos. Entretanto, percebemos que proprietários de lojas e franquias em ascensão se colocam por vezes uma pressão grande para operar dentro do modelo omnichannel, às vezes, sacrificando o planejamento ao imaginar que simplesmente por estar presente no físico e digital, vai garantir o aumento de lucratividade.

Entendemos que este movimento deve ser feito de forma estruturada e planejada, existem diversos impactos que devem ser levados em conta na estruturação da retaguarda da sua operação, do sistema ERP, do módulo de PDV, logística, processos, entre outros, que devem ser colocados na ponta do papel para ter uma visão clara sobre a viabilidade de operar em múltiplos canais.

Desta forma, recomendamos que você conte com um parceiro forte que tenha a capacidade de garantir a integração entre jornadas de compra físicas e digitais, mas que antes de qualquer coisa, estruture sua jornada para garantir o crescimento da sua marca de forma consistente.

Ainda sobre este tema, aproveitamos para compartilhar um artigo interessante sobre as melhores práticas de 2023 na implantação de um ERP, e seu respectivo módulo de PDV, na operação da sua marca.

Não poderíamos fugir de falar sobre uma das nossas expertises: use e abuse de um sistema de PDV moderno e ágil

A Presence conta com mais de décadas de experiência vindas da parceria com diversas marcas, e esta experiência nos garantiu a capacidade de ofertar um suite de soluções que efetivamente elevam o patamar de gestão e operação de lojas e franquias pelo Brasil todo.

E falando sobre sistema de PDV, contamos com a ferramenta ideal para otimizar os processos do ponto de venda por meio da automação de tarefas e integração de dados de diferentes naturezas, mas fundamentais para o funcionamento das marcas em nível de excelência. Registro das vendas, trocas, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, cashback, a melhor experiência de relatórios e gestão estratégica da sua marca, estes são alguns poucos tópicos que podem resumir o nosso módulo de PDV, que integra um ERP plenamente adaptado para suas necessidades atuais, e o principal, que vai atender às suas necessidades junto com o crescimento da sua loja, rede de lojas, ou franquia!

Converse conosco para pensarmos juntos na melhor forma de amparar as necessidades de ERP e módulo de PDV para o seu momento atual, e também levando em consideração o crescimento da sua rede de lojas, ou franquias!

Clique aqui para conversar conosco. Nosso time de especialistas respira este, e muitos outros temas mais que podem apoiar o seu negócio a se desenvolver muito mais!
Mais acessadas
Veja as principais datas para vender mais no primeiro trimestre de 2024!
Neste guia objetivo, vamos explorar as principais datas que prometem não apenas atrair clientes, mas...
Prepare-se! Confira o Melhor Calendário para Aumentar as Vendas do Seu E-commerce em 2024!
Seguindo este calendário preparado pela Presence, a sua marca estará preparada para garantir os...
Potencialize o Omnichannel: 8 dicas valiosas para melhorar a posição dos canais das suas lojas em buscadores!
A Presence entende que no cenário do varejo, a abordagem omnichannel se destaca como uma estratégia...

Veja mais artigos

Veja as principais datas para vender mais no primeiro trimestre de 2024!

Neste guia objetivo, vamos explorar as principais datas que prometem não apenas atrair clientes, mas também criar experiências memoráveis...

Prepare-se! Confira o Melhor Calendário para Aumentar as Vendas do Seu E-commerce em 2024!

Seguindo este calendário preparado pela Presence, a sua marca estará preparada para garantir os melhores resultados que 2024 trarão ao varejo digital. Leia o artigo agora!...

Potencialize o Omnichannel: 8 dicas valiosas para melhorar a posição dos canais das suas lojas em buscadores!

A Presence entende que no cenário do varejo, a abordagem omnichannel se destaca como uma estratégia fundamental para proporcionar uma experiência consistente ao cliente final, independentemente do...